10 exercícios para aumentar a sua empatia
1. Quando alguém fala consigo, esteja disponível para ouvir; coloque o telemóvel de parte, concentre-se no momento e mantenha-se aberta e presente.
2. Um amigo conta-lhe uma boa notícia (por exemplo, recebeu um prémio). Observe como reage e certifique-se que dedica tempo ao momento; congratule o seu amigo, dê-lhe os parabéns sentidos, pergunte por mais pormenores, permita-se partilhar da boa notícia como se fosse consigo.
3. Em diálogo com alguém, ouça para além das palavras que lhe são dirigidas. Tente perceber nas entrelinhas as emoções do outro; quais as suas necessidades.
4. Quando alguém fala consigo, certifique-se que mais tarde recordará o que lhe foi dito. Não se trata de uma obrigação de decorar o diálogo, mas sim de assegurar que lhe está a dar toda a atenção.
5. Num caso de litígio, distancie-se da sua perspetiva, analise a perspetiva do outro e no final faça um resumo objetivo sobre as necessidades de cada parte.
6. Procure saber mais sobre uma opinião diferente da sua. Com uma atitude aberta, faça perguntas, tente obter mais informações para analisar a perspetiva do outro.
7. Treine a sua curiosidade para o que é diferente. Experimente novos percursos para o trabalho, ouça novos estilos de música, faça conversa com um estranho. Saia da sua “caixinha”.
8. Quando alguém desabafa consigo, não desvie o assunto. Ouça com disponibilidade. Faça perguntas, inteire-se da situação. Dê o seu apoio.
9. Quando pressente que alguém está triste, mesmo que não o verbalize, faça um pequeno gesto de generosidade. Ofereça um bolo, uma flor, uma música, uma imagem bonita.
10. Pratique meditação para a compaixão. Treine desejar algo positivo a alguém com quem tem dificuldades de relacionamento. Visualize essa pessoa no seu pensamento, imagine-o em criança e deseje-lhe algo de positivo.