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1 Mulher

até para nascer temos que dar a volta

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06.Mar.18

aplicar o “mindfulness” no trabalho

Crie um mantra para si próprio: não espere até ligar o seu computador para se concentrar. Comece a sua manhã com uma mensagem positiva ou um mantra e repita-o para si durante o dia. Pode ser qualquer coisa como: “Eu sou forte e sou capaz” para se conseguir manter calmo e focado antes de uma grande apresentação ou reunião. Tem de se perguntar a si próprio como é que quer estar no mundo e a partir daí crie os seus mantras diários para lá chegar.

 

Concentre-se na sua respiração: acalmar a respiração vai colocá-lo num estado calmo e é algo que pode fazer em qualquer lugar. Basta concentrar-se em cada inspiração e cada expiração. Experimente este exercício fácil: respire profundamente pelo nariz durante três segundos, prenda a respiração mais três segundos e expire pela boca noutros três segundos. Repita algumas vezes. Isto acalma a mente e alivia o stress.

 

Faça uma pausa para o almoço: e uma pausa significa afastar-se da sua secretária, dar uma volta, relaxar e esquecer o trabalho durante meia hora. Fazer uma pausa deliberada e afastar-se do trabalho é uma forma consciente de melhorar a sua concentração e reduzir a quebra que dá depois do almoço.

 

Escreva uma nota de gratidão: antes de sair do trabalho, anote pelo menos uma situação positiva que tenha acontecido durante o dia e pense porque o deixou feliz. Isto treina o cérebro para se concentrar no positivo e aumenta a força mental para enfrentar o dia de amanhã ainda com mais resiliência.

 

“As pessoas dizem que o “mindfulness” faz no cérebro aquilo que o ginásio faz no corpo. Por outras palavras, não podemos ir uma vez ao ginásio e esperar ter bíceps incríveis”, conclui Alexandra Frey.

 

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