as tarefas domésticas e os adolescentes
A adolescência foi complicada para mim, num único aspecto, saber fazer os deveres domésticos de A a Z, era-me exigido! Se não fizesse bem, tinha que fazer tudo de novo do princípio, e não podia sair com as minhas amigas... era terrível para mim, e extremamente castrador... hoje sou mãe, e sei que é necessário ensinar os miúdos, sejam raparigas ou rapazes, por forma a serem autónomos, no entanto sou da opinião que nós pais não devemos ser tão exigentes.. eu ficava frustradíssima, e ainda hoje me recordo de forma negativa desses momentos, mas uma coisa tenho que admitir, hoje sei fazer tudo, e bem, e isso devo-o à minha mãe. Quando lhe digo que com a minha irmã foi diferente, nega, mas foi e muito, ela não sabe fazer 1/3 do que eu sei.. mas é feliz à mesma, temos personalidades muito diferentes, eu não me sentiria bem com isso.
Desde cedo, fui dando competências à minha filha, de forma ligeira e de acordo com a idade/maturidade. Com a idade que tem também é muito desenrascada, obviamente que não é tão perfeita como eu, mas vai aperfeiçoando, e longe de mim ser demasiado exigente... eu sei que é com os erros que aprendemos.
Já tenho sido criticada por dividirmos tarefas (por pessoas que me são muito queridas), mas é este o meu entendimento de mãe. Ela própria, quando tem amiguinhas em casa também é muito criticada (os adolescentes são terríveis uns para os outros), perguntam-lhe porque é que ela me ajuda, se eu depois do trabalho posso fazer as coisas.
Eu também tenho direito a lêr um livro ou pintar uma tela, se assim me apetecer. A minha filha não é menos feliz por saber fazer as coisas, e sabe dar valor o que é estar a passar a ferro ou ir às compras.
Lá em casa não temos uma "Adelaide".