devem os pais ser os melhores amigos?
Não!
Ser mãe é uma coisa, amiga, é outra completamente diferente. Como mãe devo criar regras, estabelecer limites e estar sempre presente para “uma conversa”. Como cuidadora, devo proteger, educar e formar.
Sou evidentemente amiga da minha filha, dentro do que considero a minha função de mãe, mas não “a amiga”…. tenho a perfeita noção que não me conta tudo, nem quero que o faça, senão deixam de haver limites, e para mim deixa de ser uma relação saudável, mas isso não impede que esteja atenta… é inconcebível para mim, ler as mensagens que recebe no telemóvel, é tudo uma questão de confiança, pelo que só numa situação extrema é que essa possibilidade se colocaria, caso contrário não… acima de tudo respeito o seu espaço.
Se por algum motivo se atrasa na escola, na conversa com os amigos, envia-me um sms, assim como eu faço com ela quando me atraso. Educo sempre que possível, através do exemplo.
A opinião de um pai ou de uma mãe é importante, pelo seu papel na vida do adolescente, mas também pela maturidade, mas estou certa, que se a mesma pergunta for feita a um amigo, de idade equivalente, a resposta será completamente diferente… qual a resposta mais adequada aos olhos deles? provavelmente um misto das duas respostas.. ou talvez não.