Guia para lidar com a toxicidade familiar durante a época festiva
Família é e sempre será um ponto de origem. Uma orientação ou uma consistente necessidade humana básica de pertença que se quer calorosa, íntima, flexível e contentora, pois é onde habitam as ligações emocionais mais importantes e significativas que o ser humano constrói.
Partimos assim da convicção de que os seres humanos apresentam uma profunda necessidade de conexão e pertença às suas pessoas mais importantes, à sua família.
Contudo, o sentimento ‘casa’ a segurança emocional que esta possibilita, nem sempre está garantida em todas as famílias.
As famílias perfeitas não existem. Muitas enfrentam uma série de desafios e exigências perante os períodos do ciclo de vida, perante os desafios da vida quotidiana e crises inesperadas que requerem que a família consiga encontrar e manter um equilíbrio emocional coerente, e que possibilite simultaneamente promover o sentido de pertença, assim como o de ser, e/ou o de tornar-se pessoa. Outra tantas, podem revelar contornos mais tóxicos ou disfuncionais devido à sua estrutura.