Pensar em excesso é contraproducente
Pensar demasiado, é quando remoemos em excesso, assuntos sobre os quais não temos qualquer tipo de intervenção, ou assuntos que pertencem ao passado, as chamadas memórias.
Sempre que estivermos a ser “levados” por pensamentos negativos, temos que saber reconhecer que estamos a ir no caminho errado, antes que a situação se transforme numa verdadeira bola de neve.
Ficarmos sobrecarregados de problemas, não é o caminho, ao invés disso, devemos focar-nos nas suas soluções, o que devemos fazer para resolver a situação, o que aprendemos com ela, e de que forma podemos evitar que volte a acontecer.
O que passou, passou, pelo que é impossível voltar atras e corrigir. Devemos focar-nos no presente, no aqui e agora, e se possível praticar mindfullness. Mantermo-nos ocupados com atividades que nos enriquecem, é uma forma de gerarmos bem estar e distrairmos a mente. De nada adianta tentar evitar pensar num determinado assunto, porque se o fizermos, é certo que vamos pensar nele, por isso mais vale deixar o pensamento vir, e depois “ajudá-lo” a ir embora…