Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

1 Mulher

até para nascer temos que dar a volta

1 Mulher

até para nascer temos que dar a volta

tenho familiares tóxicos

o que é uma pessoa tóxica?

é alguém que nos causa sofrimento emocional… alguém que nos desmoraliza porque sim, a nós e a tudo que quisermos fazer… fazendo-nos sentir incapazes... cresci neste registo...

a família “deveria” ser o nosso porto de abrigo, mas é na família que se desenrolam mais facilmente as relações tóxicas.

se com um amigo ou companheiro, não é fácil gerir esta situação e identificá-la, com a família direta pior, porque estamos tão envolvidos, e o relacionamento é assim desde sempre, que nem nos apercebemos.

para além de sentir desde sempre algum distanciamento emocional, ao qual acabei por me habituar, falta um verdadeiro vinculo afetivo, sendo que cada um “vale” pelo que possa ser útil ao outro… falta o afeto, o mimo, o abraço … e predomina a chantagem emocional como forma de me “obrigar” a fazer o que a outra pessoa quer.

como se costuma dizer, não custa viver, o que custa é saber viver, nada mais certo, nesta situação a vida vai-se encarregando de nos ensinar a lidar com a situação, criando em nós um distanciamento saudável para nos manter inócuos.

quando digo distanciamento não é deixar de me relacionar, nem deixar de estar com essas pessoas, simplesmente criei a minha bolha, onde não deixo estes disparates entrarem... quando há um furinho na bolha, coloco uma boa quantidade de fita adesiva...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Di 25.09.2019 10:04

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.